28/02/13

O melhor browser para criar um blog

Quando queremos criar um blog de sucesso existem algumas ferramentas que nos ajudam a desenvolver o nosso trabalho na web. Para mim e para muitos outros criadores de blogs, o melhor browser é sem margem de dúvida o Firefox. A grande vantagem deste browser para a criação de páginas web é a possibilidade de "adicionar extras" que ajudam a melhorar o SEO do site, disponibilizado em várias ferramentas gratuitas.

melhor browser

O que o firefox trás de benéfico para a criação de site, são as várias ferramentas gratuitas que nos dão alguma vantagem na criação de conteúdos optimizados. Existem inúmeras ferramentas disponíveis, eu pessoalmente utilizo algumas. Posso afirmar que as ferramentas "extras" ajudam e diminuir os riscos de fracasso.

O browser e suas ferramentas extra 


Como referi existem inúmeras ferramentas que poderá utilizar de forma gratuita. Eu vou deixar aqui alguns dos nomes dos extras que poderá utilizar tal como eu o faço.


Ferramentas browserCorrector para português de portugal - Nada melhor que ter um corrector de texto enquanto escrevo os meus posts. Assim posso reduzir os erros ortográficos deixando o meu conteúdo com um aspecto cuidado em termos de escrita.
Ferramentas browserSeo doctor - Uma avaliação fundamentar em percentagem da qualidade do seu trabalho, esta ferramenta ajuda a compreender a qualidade em termos de optimização do seu blog ou site.
Ferramentas browserFire bug - Ajuda a compreender melhor a disposição e atributos do seu template.
Ferramentas browserRainbow - Esta pequena ferramenta é ideal para capturar a codificação das cores utilizadas no seu template. Pode parecer pouco significativa mas é poderosa no que toca a camuflar anúncios de adsense com o seu template.
Ferramentas browserBrowser protector - Apesar de não ser uma ferramenta útil na criação de páginas web é sem dúvida alguma muito útil no que toca a bloquear páginas de pesquisa como o Babilon.

Se ficou curioso com os anúncios adsense camuflados veja o artigo que publiquei sobre Antever anúncios adsense para palavras chave.

Estas são apenas algumas das ferramentas que poderá utilizar em seu beneficio mas existem muitas outras que poderá utilizar de forma gratuita e intuitiva.

27/02/13

Como personalizar o url do seu post no blogger

O blogger disponibilizou uma excelente ferramenta de personalização do url para posts. Ainda não é possível transformar na totalidade o endereço de url mas o terminal é transformável e podemos usar para beneficiar o nosso blog em SEO.

Url personalizado


Ao criar um post, se tiver as definições em modo automático o final do url do post publicado apresentará por definição o titulo do post. Quando o titulo é relativamente pequeno não existe qualquer problema desde que apresente as palavras chave resumindo o seu artigo.
Quando existe um titulo demasiado longo o blogger corta parte do "titulo" no terminal do URL, o que poderá prejudicar o seu post em termos de optimização pois poderá ter eliminado palavras chave importantes.

Optimizando o URL em modo manual



Para transformar o seu URL personalizado dentro do post, do lado direito será apresentado as "definições de mensagem", deloque-se até ao separador "Link permanente" escolher o campo "Link Permanente Personalizado", e escrever o terminal de URL para o post desejado.

Informações de personalização do URL a reter


  • O blogger utiliza até 5 palavras do seu titulo no url gerado automaticamente.
  • Não abuse no numero de palavras no link personalizado, o url tem um limite máximo de 140 caracteres.
  • No url existem determinados caracteres que não são aprovados tais como espaços e acentos gráficos.
  • Utilize no url apenas as palavras chave que pretende optimizar o post

26/02/13

Descubra quais são os anuncios que o google adsense exibirá para determinadas palavras chave ou url

Gostaria de saber quais os anúncios adsense que surgirão no seu post? Com o sandbox adsense é possível antever os vários anúncios publicitários. Com esta ferramenta poderá escolher as palavras chave ideias para os anúncios exibidos no seu website.
Anuncios adsense


Previsão anúncios adsense


Como o titulo deste post indica poderá pesquisar por palavras chave ou ainda pelo seu url, pode também passar uma vista de olhos na publicidade estrangeira o que é bastante interessante para perceber se existe alguma diversidade de anúncios para o seu conteúdo. Para conseguir pré-visualizar o conteúdo publicitário passe por: Sandbox google

25/02/13

Os Melhores sites com templates grátis para o blogger

A lista dos melhores sites com templates para o blogger gratuitos na minha opinião já faltava, por isso apesar de não serem muitas as referências que deixo certamente poderá encontrar aquele design que se ajusta à imagem que pretende transmitir no seu blogger.

Eu pessoalmente gosto da existência de um leque de etiquetas amplas na escolha do templates para o blogger, tais como; word press adapted, simples, news, magazine, minimalist. Estas são também apenas algumas referências para o tipo de templates que poderá encontrar na lista que se segue.

Templates para Blogger grátis:


Templates blogger
Btemplates: É provavelmente a melhor referência para quem já alterou o seu templates com modelos externos aos propostos pelo blogger.

Templates blogger
Delux templates: Uma escolha alternativa para templates gratuitos, neste site pode encontrar modelos muito elaborados, para quem deseja um design mais profissionalizado.

blogger templates
Premium blog templates: Para alem de soluções de mascaras para o blogger poderá encontrar soluções para wordpress.

Blogger templates
All blogger tools: Um web site que ofereçe mais que templates para o blogger gratuitos, poderá ter acesso a ferramentas e dicas de optimização.


Se conhecer mais algum site com templates gratuitos para o blogger deixe nos comentários.

24/02/13

Como optimizar os posts para os motores de busca

Os seus artigos estão a ser construídos da melhor forma? Será que estão devidamente optimizados para os motores de busca ou poderá fazer algo mais para atingir melhores resultados? Neste post vou dar algumas dicas do que poderá fazer para criar um post com impacto recorrendo a técnicas simples e eficientes que estão ao alcance de todos.

Optimizar post


O titulo do post

O titulo é uma breve introdução do seu conteúdo, certamente é o mais importante na construção de um post. Para que tenha maior impacto quanto à optimização aconselho a visualizar o artigo que publiquei sobre optimizar títulos dos posts no blogger.

Na construção do titulo sugiro uma aposta em palavras chave, no máximo 5 palavras relevantes e dedicadas ao seu post, eu pessoalmente excluo esta solução quando pretendo utilizar expressões grades de pesquisa, nesses casos utilizo o novo recurso do blogger  "Link Permanente" utilizando apenas as palavras chave na opção "Personalizado".

Quando quero descobrir  palavras chaves fortes relacionadas como o meu artigo utilizo também como recurso a ferramenta do google adwords keywords tools  procuro por expressões mais "pesquisadas globais".

O corpo do post

Na criação do post existem alguns elmentos que são muito importantes, nunca publico sem os colocar, os elementos que refiro-me são:

Expressão de pesquisas com as mesmas palavras chave
Imagens optimizadas com title e alt; veja o artigo optimizar imagens para os motores de busca
Links internos para outras páginas de assunto relevante
Finalmente e acima de tudo conteúdo informativo do interesse dos leitores (esta é a chave do sucesso)

Definições da mensagem


Depois de concluído todo o trabalho de elaboração não desprezo a importância dos elementos, definições do post.
Optimizar post


É importante utilizar algumas "Etiquetas"
"Agendar publicação" caso tenha feito alguma demasiado recentemente
"Link Permanente" nos casos que que utilizo títulos demasiado compridos (+5 Palavras)
"Descrição da pesquisa" crio uma breve explicação com palavras chave tentando cativar a atenção dos web-surfistas.

23/02/13

Como ajustar automáticamente imagens no blogger à largura dos post's

As suas imagens colocadas nos posts ficam cortadas com o tamanho original? Se procurava uma alternativa  para ajustar à largura automaticamente encontrou a matéria certa.

Ajuste de imagens automática

Ajuste automático de imagens no blogger


Para corrigir este pequeno problema basta adicionar um atributo de imagens no seu HTML. Dirija-se ao html do seu blog e adicione o seguinte código antes de  ]]></b:skin>




Ao colocar este atributo as imagens vão adaptar-se automaticamente nos posts e em todos os browsers que visualizarem a sua publicação.

Outros posts publicados de interesse semelhante:


Optimizar imagens para os motores de busca


19/02/13

Como criar uma janela pop-up like box do facebook para o blogger

Um janela "Like Box" pop-up do "facebook" no seu blogger será certamente uma excelente forma de cativar mais seguidores na sua página. Cada vez mais as redes sociais têm um impacto maior na quantidade de visitas, ao usar esta pequena aplicação terá certamente maior probabilidade de cativar Likes.

HTML Java-Script

Para adicionar a janela pop up do facebook ao seu blog deverá adicionar uma nova aplicação no seu modelo e escolher a opção <Html/java Script> e em seguida colar o seguinte código:

Janela Pop up do Facebook para Blogger




Deverá fazer apenas uma pequena alteração no código fornecido para que funcione tudo perfeitamente, identifique Nomedasuapáginanofacebook e altere para o nome da sua página no facebook.

Dica: Se não sabe o nome da sua página entre no face book, ela será apresentada no url da seguinte forma:
http://www.facebook.com/Nomedasuapaginanofacebook
Basta pegar neste treixo e alterar o código. Pode tambem alterar as dimensões da janela pop up alterando os valores de código fonecido em width:300px; height:258px;

O aspecto final será semelhante ao seguinte:

Pop Up Facebook

18/02/13

Melhorar titulo posts

Melhorar o título dos posts para obter melhores resultados nos motores de busca. Como todos sabemos a optimização de um blog ou site depende de vários critérios, com esta pequena alteração estará a melhorar a performance dos seus títulos. Para que tudo corra da melhor forma lembre-se do seguinte:

titulos otimizados
  • O atributo H1 deverá surgir apenas uma vez na sua página
  • O titulo do seus post deverá conter palavras chave
  • Evite criar títulos demasiado longos

Como melhorar os títulos


Antes de realizar qualquer tipo de transformação no seu HTML sugiro que realize um backup do template caso algo corra de forma errada.

Para que possa realizar as devidas alterações dirija-se até editar HTML do seu blog.
Seleccione o pisco de "Expandir modelos de widgets", agora pesquise pela seguinte linha:

<h3 class='post-title entry-title' itemprop='name'>

O que deverá fazer é alterar a tag h3 para h1, no entanto também deverá alterar as restantes tag's que surgem como h1 para h3 de modo a que apenas os títulos surjam como destaque e únicos. Salve o seu template e usufrua do potencial dos títulos seus posts.

12/02/13

Url Bloqueados por Robots com o novo algoritmo Panda

O Google com o seu novo algoritmo tem vindo a penalizar grande parte dos sites criados no blogger isso deve-se ao facto de classificar as etiquetas / tags de cada post como conteúdo duplicado levando um blog à ruína completa.

Infelizmente tive o inconveniente de sofrer com tais alterações nos algoritmos caído de cerca de 3000 visitas diárias para 400, recorri ao google a questionar se sofrera alguma penalização através do GWT e aparentemente estaria tudo bem segundo a equipa web-spam do google. Fiz as alterações hoje e espero que recupere todo o posicionamento perdido. Comentarei no futuro quando tiver resultados.

Url bloqueados robots

Como acabar com os URL's Bloqueados por Robots

Para acabar com o conteúdo duplicado das meta tag / etiquetas vá até ao HTML expanda o seu template e procure por:

<a expr:href='data:label.url' rel='tag'>

Vai agora alterar e adicionar o atributo nofollow da seguinte forma:

<a expr:href='data:label.url' rel='tag,nofollow'>

O que está a fazer é indicar aos motores de busca e em especial ao google que não deverá seguir os links das tags e adicionar a sua base de dados, ao informar desta forma o google deixará de considerar o seu conteúdo como duplicado. 

Existem mais dois passo benéficos para beneficiar o seu blog no blogger com atributos nofollow.

Mais uma vez em HTML do seu template expandido procure por:

<a class='comment-link'

Vamos adicionar o novamente o atributo nofollow da seguinte forma:

<a class='comment-link' rel="nofollow"


Não altere mais nada no seu novo código. Ainda no Html procure por:

<a expr:href='data:comment.authorUrl'>

Adicione também o atributo nofollow da seguinte forma:

<a expr:href='data:comment.authorUrl' rel='nofollow'>

Depois de realizar mais estas alterações estará a evitar que o google rastreie os seus comentários e os dos seus leitores como conteúdos duplicados.