06/03/13

Como construir um bom post pensando nos seus leitores

Todos os dias em que publicamos um novo post pensamos obviamente em aumentar as nossas visitas. O objectivo é sempre crescer dentro no universo web. Para que possamos realmente crescer há que planear as nossas publicações, pensar efectivamente qual o impacto que terá nos nossos visitantes. A pensar neste propósito vou deixar algumas dicas para construir um bom post pensado mais nas suas visitas/leitores.

blog
Obviamente que poderíamos dividir o post em duas vertentes, de um lado a optimização para motores de busca, por outro lado dedicado aos nossos leitores conteúdos únicos e concretos. A experiência diz-me que se pensar apenas em motores de busca o sucesso será pouco garantido, por outro lado se pensar em oferecer um conteúdo de qualidade aos leitores recorrendo as técnicas de optimização o sucesso é muito provável, mas não é garantido, tudo irá depender do seu trabalho.

Construir um bom post para os seus leitores e visitantes


Para oferecer um conteúdo de qualidade aos seus leitores é importante estar por dentro da informação que transmite, se o seu post for demasiado extenso, aconselho a tomar nota apontamentos importantes, de forma a não se esquecer de nenhum ponto essencial de informação. Os melhores artigos são aqueles em que se ensina algo, uma breve explicação uma conclusão ou eventualmente consolidação de conhecimentos.

leitores
Ainda pensado nos seus leitores e oferecendo um conteúdo de qualidade deve preocupar-se com as imagens do seu post. Tente mostrar imagens especificas ao tema que está a abordar, tente ao máximo relacionar a imagem com o seu conteúdo, pense para si, será que a imagem transmite o que o post aborda?

O seu artigo deve relacionar-se com o restante universo web, é natural colocar links para outras matérias semelhantes, para alem de oferecer ao leitor mais informações é uma excelente prática no que toca a boas relações com motores de busca. Tente obviamente colocar links internos mas pense também em links externo com conteúdos de qualidade.

A construção de um bom artigo deve acima de tudo estar vocacionado para os leitores, mas obviamente que as técnicas de optimização são importantes, elas podem realmente fazer diferença na visibilidade do seu trabalho nos motores de busca.

Em suma interiorize "oferecer uma excelente experiência aos leitores"

Construir um bom post pensado nos leitores mas também em optimização para motores de busca


Pensado na boa construção de um post para motores de busca, devemos pensar em vários aspectos que poderão elevar a importância do nosso artigo. Devemos preocupar-nos essencialmente com os seguintes aspectos:
  • Um titulo que resuma em poucas palavras o conteúdo do post, pensando em palavras chave (pode dar ênfase aos seus títulos se optimizar com H1)
  • Oferecer um artigo único e de qualidade, passando também por links de conteúdos semelhantes.
  • Utilizar imagens com atributo title e alt, está provado que grande parte dos visitantes orgânicos chegam através de imagens
  • Marcar poucas etiquetas mas objectivas em relação ao conteúdo do seu artigo
  • Realizar uma boa descrição para pesquisas (esta será uma breve apresentação do seu conteúdo para os leitores usando palavras chave)

Conclusão, cada vez mais os motores de busca estão a avaliar o seu site na óptica do leitor. Há uma aproximação muito grande no que toca à objectividade de resultados, não tente enganar os motores de busca nem os seus leitores, isso irá levar a uma pessimamente construção de artigos e consequentemente ao insucesso garantido do seu blog. Se oferecer conteúdos de qualidade sem abusar da optimização, com tempo e trabalho será natural um aumento progressivo dos visitantes no seu blog, por esse mesmo motivo mantenha uma boa relação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes de deixar o seu comentário assegure que leu todo o conteúdo, partilhe apenas dicas, sugestões ou dúvidas relacionadas com o conteúdo deste post, obrigado.