17/12/12

Optimizar imagens para motores de busca

Optimizar imagens de um post no blogger é tarefa simples. Com as novas funcionalidades do blogger é ainda mais rápido e prático. Eu vou descrever o que tenho vindo sempre a fazer para que as minhas imagens publicadas nos post's tenham maior chance de sucesso  de surgir nas primeiras posições dos motores de busca.

Quando recorro a imagens para os meus post's tenho o cuidado de escolher uma imagem bem relacionada com o conteúdo, isto acaba por ajudar a aumentar a taxa de cliques sobre ela, cativando um maior numero de surfistas web que pesquisam conteúdos nos motores de busca, assim chegam muito mais facilmente aos meus blogs / sites. Esta é uma excelente forma de cativar mais visitantes através de pesquisas orgânicas de imagens.

O optimização do nome da imagem


SEO imagens
A primeira coisa que faço quando já possuo a imagem é atribuir no seu nome algumas palavras chaves relacionadas com o post que estou a publicar. Tenho o cuidado de separar as palavras por "-" evitando espaços entre elas.

Outro dos cuidados que tenho é não utilizar letras com acentos nem cedilhas como exemplo; á, ã, ç, õ.

Também evito colocar palavras desnecessárias como; para, o, os, a , as. Apenas utilizo palavras chave que pretendo para optimizar a imagem.

Só depois estarão aptas para serem carregadas para os meus post's


Atribuindo meta tag's à imagem


seo imagens
Com o novo interface do blogger é muito mais fácil e rápido atribuir tag alt e title nas imagens, anteriormente era necessário recorrer ao HTML do post.
Para obter este campo de optimização de imagens, basta colocar o cursor do seu rato sobre a imagem e deslocar-se até propriedades, em seguida surgirá uma janela pop-up como a da imagem do seu lado esquerdo.


O que representa a meta tag "alt" nas imagens


SEO imagens
Este atributo de meta tag na imagem serve para apresentar um texto alternativo caso a imagem por algum motivo de erro não surja, se tal acontecer o texto ocupará o seu lugar. Na verdade esta tag faz mais que isso. Se parar para pensar as imagens para os motores de busca não passam de combinações de números e símbolos. Quando atribuímos este atributo indicamos aos motores de busca o que ela representa.
Tenho a certeza que entre os dois atributos possíveis para a imagem esta é a que possuir maior pesos na optimização de imagens.

O que representa a meta tag "title" nas imagens

seo imagem
Este atributo serve para apresentar uma breve descrição da imagem, é como o nome indica um titulo. Quando utilizamos este recurso possibilitamos uma informação extra aos nosso visitantes / leitores. Para os motores de busca acaba por ser mais uma referência sobre o conteúdo da imagem.
O titulo da imagem será apresentado quando alguém passar o cursor do rato sobre a imagem tal como acontece na imagem do lado esquerdo.





Proximidade com conteúdo relacionado

Apesar de não seu uma optimização de excelência, poderá reflectir-se nas indexões dos motores de busca. Tente sempre deixar as imagem o mais próximo de texto relacionado com ela, isso ajudará a confirmar aos motores do que se trata aquela imagem. No fim de contas os motores de busca ainda são cegos respectivamente as imagens, eles precisão sempre de uma ajuda extra para entender o que as imagem realmente apresentam.

Se utilizar outros recursos que gostasse de partilhar deixe nos comentários, assim como dúvidas ou questões em que possa ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes de deixar o seu comentário assegure que leu todo o conteúdo, partilhe apenas dicas, sugestões ou dúvidas relacionadas com o conteúdo deste post, obrigado.