17/12/12

Site map blogger GWT

Como criar um site map no GWT para blogs do blogger, esta foi uma das grandes questões que me levaram a aprofundar conhecimentos sobre esta matéria que partilho consigo hoje para que não tenha também de realizar muitas pesquisas como eu o fiz.

O que é um site map


Antes de mais um site map, na minha descrição, é um resumo estruturado de todo o conteúdo do seu blog ou site. O site map proporciona aos motores de busca uma poderosa ferramenta de indexão. Para os seus leitores/ visitantes resume-se a uma organização interna que deverá proporcionar uma fácil navegação de conteúdos dentro do seu blog. Infelizmente no blogger é ainda impossível organizar os conteúdos por pastas personalizadas, o que o blogger realiza é uma organização dos seus posts da seguinte forma: www.seublog.blogspot.com/ano/mês/titulo-do-seu-post.html.

Vantagens do site map no GWT

Tal como referi anteriormente irá ajudar a indexar muito mais conteúdo no motor de busca do google. Com isso deverá existir um aumento progressivo dos visitantes com a incrementação de novos conteúdos / post's. Nada assegura a indexão do seu conteúdo, na verdade será uma forma do google ser notificado do seu trabalho e avalie o conteúdo suposto a indexar. Algumas pessoas comentaram noutros blogs que visitei que é também benéfico para indexar rapidamente novas páginas. Isso a mim agrada-me bastante.

Se ainda não se registou visite google webmaster tools.


Como o blogger não possui um site map, felizmente o GWT aceita feeds para o efeito. Eu depois de bater muito com a cabeça nas parede cheguei à conclusão que é bem simples até, basta para o feito deslocar-se dentro do GWT até:

GWT>Seleccionar o seu blog>optimização>Site map; Agora do lado direito da página deverá seleccionar o botão Adicionar/ testar mapa do site. Surgirá um campo de texto vazio como exemplifico na seguinte imagem.

Site map
Depois neste campo deverá completar com o seguinte código: /atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=1000

Ou

Em algumas situações de navegação encontrei referência para o código; /feeds/posts/default?redirect=false&max-results=1000

O valor "1000" poderá ser alterado, ele corresponde ao número máximo de páginas visíveis através do feed escolhido para site map do seu blog. É bom de referir que basta utilizar um dos dois exemplos, se por algum motivo um dos dois fornecer erros de indexão no futuro basta substituir pelo outro.

Espero que a informação tenha sido valiosa para si, se desejar comentar este artigo com outras formas de optimizar a indexão através do site map para blogs criados no blogger agradeço, desde já obrigado pela sua leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes de deixar o seu comentário assegure que leu todo o conteúdo, partilhe apenas dicas, sugestões ou dúvidas relacionadas com o conteúdo deste post, obrigado.